quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Tempos Lostianos


"Não vos sente impressionado por ver que tudo o que existe de interessante na antiguidade se passa nas ilhas ?"
Jean S. Bailly (Astrônomo Francês, Carta a Voltaire)

Caso não tivesse perdido o seu sábio pescoço na guilhotina e fosse um viajante temporal, o famoso astrônomo francês não ia pensar “só em antigamente” quando se referisse a esses pedaços de terra envolvidos por água ...
Bem, e pq essa alusão as primeiras lições geográficas? LOST!

Os mais chegados sabem o quanto gosto de LOST. O novo Blog que criei, mas falta coragem (nada perigoso ou com efeito adverso) e tempo para colocar no ar, alude um pouco sobre o lado fisiológico deste seriado...Não falo científico pq os pontos envolvendo espaço-tempo, teoria da relatividade, cordas (que não são de violino, nem viola ou violão, mas anda tocando muitos corações físicos), Buracos de minhoca (que não se reportam a nenhum anelídeo) e por aí, cientificamente, vai a conversa... Se falar muito até a minhoca escuta!

Não resisti a postar algo acerca dessa verdadeira saga moderna. O conteúdo é  estilo “curva padrão de BSA com um R2 menor que 0,97 em um “Bradford Básico”*, ou seja, tem que REPETIR !! (*Referência, a um ensaio bem comum_ e fácil de ser realizado_ para dosar proteínas em bancadas de Laboratório na área de Ciências Biomédicas).
Para encurtar o rosário e adiantar a reza, é certo que é “eterno” (Faz medo temporizar quando se trata de LOST) um princípio fundamental Lostiano: A bela (isso mesmo) luta maniqueísta entre o BEM e o MAL ... Acertos entre o DESTINO e o LIVRE-ARBÍTRIO ....Esse último tão sagradamente humano e como, segundo os próprios criadores dessa fantástica série, o mais importante nesta são os personagens (e aí tenho que lembrar de um não-humano que adoro, o labrador Vincent) ... 

Enredo perfeito, personagens perfeitos...

Na ontogênese de cada uma dessas criaturas, na Ilha ou fora desta, quase conheço daqui de casa Locke, Sawyer, Katie, Aaron, Jack, Sayid, Jin & Sun, Rose & Bernard, o Irmão Desmond e sua Penny, o adorável Hurley e o detestável Ben... E mais recentemente, Juliet, Miles...O misterioso Richard (ou Ricardus ..caso você seja um “Outro” ou “Hostil”). Ah !! Ainda tenho saudades de Chalie, Mister Eko, Waaaalt (Continuo detestando o pai deste) ...Mas não sei por onde anda a Claire e nem o Vincent !! Será que este ainda está com a Rose e o Bernad ? ....Agora um pouco de quase nada de Jacob e do seu Antagonista (Black-Lock) Tantos mistérios !!!

Nada de novo se tudo isso não tivesse como cenário uma ilha paradisíaca entre o DISTANTE e o NUNCA, mas em algum ponto do oceano pacífico (nas bandas do Sul, aqui relembro). Contudo, conforme anteriormente exposto, segundo DAMON & CALTON (Iluminados criadores ... Só faltou o ano para a referência de acordo com ABNT kkk), a es(HIS)tória é sobre pessoas, mas não custa nada contar com monstros de fumaça, viagens no tempo, magia, ciência, filosofia como ingredientes para essa caldeirada mágica que, pelo menos para muitos (Estou inclusa), vai além da diversão e configura-se, atualmente, como a mais eletrizante mitologia moderna...mesmo que esta se assente em referências egípcias, bíblicas, relativistas, Lucanianas (acho que aqui um neologismo para “Star Wars”), tudo nesse Universo (que pode até ser alternativo, paralelo ....) é além do que se conhece. 
E assim, ainda em limbo e penumbra dos fatos, caminha senão à humanidade pelo menos a tribo “LOSTIE”. Portanto, em alguma coordenada entre Sidney (Austrália) e Los Angeles (Estados Unidos da América kkk) ou pode ser o caminho inverso, está (ou não...(em Lost tudo é possível) a famosa e oculta ilha. 
Um pensamento bobo (mais um) agora me chega: será que no futuro as mamães deixaram trocaram a letra de uma antiga (e no meu exclusivo ponto de vista, sádica) canção de ninar ? “ ...Fumaça, Fumaça preta, pega esse menino que ele tem medo de careta ...” (Perdoem-me, não resisti ao ataque de estupidez).
Cá bem para nós, a cara do Ben, às vezes, amedronta-me mais que o LOSTzilla (apelido carinhoso do Sr Fumaça Negra ou Monstro mesmo, como preferem os habitantes da Ilha que não são nem “Os Outros” e nem (ainda) da “Iniciativa Dharma” ...Ah !! E nem “Hostis”, mas isso é um outro tempo e mais conversa.
Apenas para os noviços navegantes no mundo Lostiniano, um último lembrete: ter consigo apenas bússola, satélite, sonar, radar ou qualquer outro “AR” como sufixo tecnológico que você “alembre” não ajudam muito... Talvez você precise do Diário de Daniel Faraday ou passar na Estação do “atual” trabalho de Eloise Hawking (que não é nem parente (pelo menos não que se saiba ainda...vai ver é um dos mistérios de Lost) do famoso físico inglês Stephen W. Hawking. Caso seja sortudo e viaje (indo de Sidney-Los Angeles) de Oceanic Air vôo 815 ou pegando o 316 Ajira Airways partindo de Los Angeles com destino a Guam (território norte-americano no oeste do Pacífico), você pode fazer uma escala na Ilha....Ah!! Os vôos não são regulares e por sua vez, dependem muito das condições “relativas” de tempo (e cuidado para o Hurley não comprar as passagens que restam).
Começou a 6ª e derradeira temporada no último dia 02.02.2010 e agora? (essa data até fez o poderoso presidente B. Obama antecipar a data da sua prestação de contas a nação americana _ Vai ver o presidente ficou medo de entrar para a “Lista de Jacob” ou não quis perder o episódio de estreia ... É LOST !!)?

Muito de diz, muito se comenta, questiona-se...E já pegando carona na fala da Ilana para Richard Alpert, uma pergunta, como tantas, não quer calar: “O que há à sombra da estátua?”

No episódio 5x07 (5a Temporada) "The Life and Death of Jeremy Bentham", como podemos ver na figura abaixo, Hurley está pintando (Acho que é um pastel) uma cena interessantíssima, quando é interrompido pela da visita de John Lock (momento da série, na minha opinião, antológico e seminal) ...Muitos à sombra da milenar estátua egípcia ...
Aqui ou na Ilha, SEMPRE, a antromórfica criatura ainda questiona...ou respondemos ou a esfinge nos devora ...Ou seja: LOST !

Para Heráclito, filósofo jônico (~540 - 470 a.C.), assim como para “nossa” Ilha (? a.C.-?), “O tempo é um jovem que brinca”....Brinquemos !

Saudações Lostinianas (Namastê !).


P.S.: Perdoe-me os “Iniciados nos Mistérios Jacobianos” pelo texto à moda Dr Edgar Halliwax ou melhor Dr Pierre Chang ou Dr...vai saber...É LOST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.